sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cascais e Sicília mais próximos!


Nos anos 80 a série televisiva “O Polvo” colocava a nu a performance da Máfia Italiana e a forma implacável com que resolviam os problemas que se lhes colocavam, a forma como “educavam” toda a gente a fazer o que lhes convinha, sempre na defesa dos interesses do Padrinho e da entourage que garantia o exercício do poder.
O Polvo ficou para sempre associado ao poder tentacular e obscuro da Mafia.
Primeiro a Italiana, as tríades Chinesas ou a Yakuza do Japão e mais recentemente os grupos mafiosos dos países de Leste eram as imagens que detínhamos do “Polvo”.
Mesmo em Portugal, nos últimos anos, temos assistido ao comportamento de algumas entidades que nos fazem lembrar  métodos em tudo semelhantes.
Mas Cascais está muito mais à frente.
E agora assume-se sem vergonha.
O Polvo Português é de Cascais!


Ah pois é!
Com marca de origem e tudo.
As imagens que nos têm aparecido identificam o pai da coisa (ou deveremos chamar-lhe “Padrinho”?...) que, como não podia deixar de ser é Carlos Carreiras.
Não falamos italiano, mas também sabemos montar organizações tentaculares!... 
Como se pode depreender da foto, aquela coisa tem muitas ventosas, muitos braços e agarra-se a tudo!
Em Cascais começa agora a ter explicação a célebre frase do tempo da revolução com uma ligeira adaptação modernista: O Polvo é quem mais ordena!
Existem ainda muitas dúvidas sobre os desenvolvimentos que se poderão esperar depois de assumida a denominação do Polvo Nacional.
Mas não acreditamos que comecem a surgir cabeças de cavalo em algumas camas ou gravatas sicilianas aos que tiverem a mania de contrariar a vontade  de “Il Capo” …
Em Cascais a coisa será bem diferente… mas para melhor!
Não se mata mesmo, mata-se o juizo ao pessoal com a avalanche de propaganda manhosa acerca do nosso Padrinho.
Carlos Carreiras poderá a qualquer momento começar a usar o anel que TODOS teremos de beijar quando o encontrarmos!...
Mas a mais emblemática será a primeira geminação na era pós Capucho: Cascais geminada com Palermo, a Capital da Sicília.
E nós, os que se preocupam com Cascais, os que não se conformam com uma gestão municipal centrada não nos munícipes mas no glorioso lider Carreiras, passaremos a ser conhecidos pelos… PALERMAS!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.