quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CASA DE PARTIDA

A gestão do PSD e da Câmara de Cascais levada a cabo por Carlos Carreiras e pela sua entourage mais próxima é uma coisa difícil de entender, de aceitar e de digerir.
Mas poderia ser um “case study”.
É suposto que a gestão de um município esteja virada para os munícipes, para o desenvolvimento da economia e das pessoas, até porque, as eleições autárquicas de quatro em quatro anos, aconselha a que a maioria dos eleitores se sinta confortável com a ação desenvolvida pela maioria eleita e mantenha a vontade de votar nessa maioria.
Carreiras em Cascais decidiu contrariar estes pressupostos e, por incrível que pareça, parece estar a dar certo.
Carreiras está-se marimbando para as gentes de Cascais. O seu foco está em, a partir de Cascais, onde conseguiu impor ao PSD local uma autêntica ditadura, exibir em termos nacionais os seus dotes de pseudo caudilho, e afirmar-se como o poderoso de Cascais que dita “moda política” para Portugal.
Claro, tudo isto com a fatura a pagar pelos Cascalenses!
Não tem importância nenhuma gastar uns milhões do orçamento de Cascais em espetáculos para a rapaziada da região de Lisboa. Vai buscá-los em estacionamento pago pelos otários de Cascais…
Se mete televisão e SIC Caras, Carreiras apoia.
Barcos, “bora” lá!
Aviões, “tamos cá”!
Autódromos, compramos… ou tentamos comprar…
Hospitais, quartéis, esquadras de polícia inacabadas, o que se quiser!
E ai de quem ouse questionar, discutir, pôr em causa!
Carreiras logo solta a matilha de rottweiller com uma pequena nuance: arroga para si a qualidade de arruaceiro mor e desanca de forma desabrida nas reuniões de Câmara ou nas páginas do Facebook quem ouse perguntar porquê ou opinar porque não!
Neste aspeto, o trio de ataque, Carreiras, Pinto Luz e Piteira, tem caraterísticas interessantes que merecem ser analisadas.
Carreiras é esperto, e muito ambicioso. É o tipo de pessoa que era capaz de vender em saldos o braço direito do melhor amigo se disso tirasse vantagem que se visse!
Pinto Luz, dos três, é o mais inteligente e também o mais polido. Claro que é capaz de ir buscar duas camionetas de jovens dos bairros sociais de Oeiras para ganhar eleições da JSD de Cascais mas é dele que nascem as ideias modernas que Carreiras implementa em proveito próprio.
Piteira, quem o queira conhecer de verdade, bastará acompanhar o que escreve no Facebook. Intelectualmente está ao nível de um animal invertebrado, mas é um exímio provocador, comporta-se como um menino de rua, que está sempre a “oferecer porrada” e a chamar nomes à mãe de quem passa!
Esta é a equipa que manda em Cascais, e até ver, com sucesso.
Claro que Carreiras tem uma teoria que é mais ou menos isto: Entre empregos e dependentes da Câmara, dos seus favores e dos seus dinheiros, consegue-se controlar 10 ou 12% do eleitorado de Cascais. Juntam-se mais uns doentes do PSD (tipo sócios do Benfica) e chega-se mais ou menos a 20 ou vinte e poucos por cento do eleitorado de Cascais. Como mais de 50% do eleitorado se está marimbando para as eleições, este score é, por norma, suficiente para ganhar as eleições em Cascais.
Resultou nas últimas eleições e não se vê jeito de alteração para as próximas!
Isto parece um Jogo da Glória.
Carreiras já saiu da casa de partida.

Nas próximas eleições conseguirá atingir a casa da Glória?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.