domingo, 12 de fevereiro de 2017

O SEGREDO ESTÁ NAS BICICLETAS


 Cascais está a sofrer uma revolução sobre a batuta de Carlos Carreiras?
Os politólogos, quer os nacionais quer os estrangeiros, há muito tempo que trazem debaixo de olho este extraordinário político que tem servido Cascais e se tem servido de Cascais para demonstrar ao Universo e arredores que ao lado de Carlos Carreiras não há ninguém e como ele nem para trás nem para a frente há igual ou parecido…
A sua visão de “política para as pessoas”, “as pessoas primeiro” tem deixado de boca aberta toda a gente que julgava que em política já tinha visto tudo!
Como se enganaram!
A questão da mobilidade tem gasto muita saliva, muita tinta e muitos bits mas Carreiras está a desenvolver uma solução que será claramente o regresso às origens, mas em Bom!
O segredo está nas bicicletas.
Não está em adequar a oferta de transportes públicos com qualidade, nem em melhorar e adequar a oferta de estacionamento para as necessidades de residentes e de visitantes, nem tão pouco em resolver os nós cegos que o trânsito automóvel ainda apresenta em alguns locais do concelho.
O segredo está nas bicicletas.
Estrada Marginal em 2027
E estas ideias, profundamente amadurecidas por Carlos Carreiras, começam a conhecer a luz do dia e o Agenda está em condições de poder traçar aquilo que certamente será o cenário da mobilidade dentro de 10 anos em Cascais.
Dentro de 10 anos as carreiras da Scotturb e os comboios da CP serão apenas para utilização de alguns turistas, das pessoas que não saibam andar de bicicleta ou das pessoas que não tenham os dois membros inferiores em condições de dar ao pedal.
Estação de Cascais em 2027
A ida para Lisboa e o regresso será facilitada com a reserva da estrada Marginal só para bicicletas.
Fica provado também que todo o barulho que os profetas da desgraça fizeram em torno do Plano de Pormenor da zona sul de Carcavelos e da Universidade em Carcavelos e do caos que seria o trânsito automóvel naquela zona não tem razão de ser.
O segredo está nas bicicletas.
Nas bicicletas e não só.
A via marítima também vai ser uma realidade.
Não pela via dos paquetes, como sabemos uma promessa do nosso Presidente que veio “melhorar” e muito a actividade turística em Cascais, mas com a criação de oferta de bicicletas do mar, as tão recordadas gaivotas que existiam nas praias de Cascais e Estoril. Como funcionam a dar ao pedal, reúnem as condições definidas neste projecto de mobilidade absolutamente revolucionário.
A ideia inicial até foram as chatas, mas existindo o hábito de nos discursos de Carreiras se dirigir sempre às mulheres e aos homens, isto poderia levar a trocadilhos desagradáveis. Chatas na qualidade de feitio ou chatas por ausência de peito, sabemos como as pessoas têm uma facilidade enorme para brincarem com coisas sérias. Mas o pior seria o masculino. Sabemos que chatos são indesejáveis e má companhia…
A grande novidade está no desenvolvimento económico que esta medida trará, nomeadamente com a instalação de novas indústrias no concelho com o associado aumento de oferta de emprego em Cascais.
No local onde já esteve prevista a cidade do cinema e uma urbanização, ou depois e mais recentemente uma escola do Agha Khan e uma urbanização, vai ser construída uma Fábrica com recurso à mais moderna tecnologia e que será um polo industrial inovador. Claro que provavelmente também existirá uma urbanização…
E que fábrica é esta?
Uma fábrica de molas de roupa, para os ciclistas munícipes poderem prender nas calças para não as sujarem na corrente da bicicleta.
Com a adesão de centenas de milhar de pessoas à moda da bicicleta já imaginaram o sucesso que uma fábrica destas trará para Cascais?
Carreiras tem isto bem pensado.
Os velhos do Restelo já estarão a imaginar, ou melhor dizendo, a inventar problemas para este magnífico projecto. Um deles será certamente o problema que poderá representar fazer a viagem até Lisboa de bicicleta ou de barco a pedal e chegar ao emprego sem estar a cheirar a ranço durante o dia todo.
Já foi feito um acordo com a clínica Miradry que permitirá a todos quantos adiram ao Mobi Cascais por 36,90 € por mês, para além das bicicletas, do estacionamento que a Câmara usurpou ao público e que agora isenta de pagamento (?) e do comboio ainda dá direito a um tratamento na clínica para acabar de vez com o suor!
O que seria de nós sem Carreiras? 



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