segunda-feira, 6 de abril de 2015

OS NOVOS SIGNOS

Hoje tenho que prestar a minha homenagem ao DNA.
O apoio que deram para o desenvolvimento de um estudo sociológico em Cascais permitiu desenvolver um novo modelo de signos ligados a uma realidade muito ligada a Cascais: Os fritos!
Pois a equipa financiada pela Câmara de Cascais através do DNA conseguiu identificar 5 novos signos com exemplos práticos estudados em pessoas ligadas à CMC.
Aqui ficam, a primeira mão, os novos signos:

Signo do Pastel de Bacalhau
Em Cascais o mais conhecido membro deste signo é Carlos Carreiras.
Os muitos seguidores deste autarca criaram um evento para o agraciarem “A semana do Pastel de Bacalhau” que vai já na segunda edição. O cheiro a bacalhau, a batota ou batata como se diz agora (…) e o azeite são os ingredientes inesquecíveis…
Há também quem lhe chame bolo de bacalhau. Batata e bacalhau bem dissimulados em forma de supositório.
As pessoas do signo do Pastel de Bacalhau são dissimuladas mas não conseguem esconder a sua origem algo agreste. Por vezes trazem “espinha” mas na maioria das vezes não.
Só servem para actos informais. Quando se misturam em coisas de maior responsabilidade ou importância vem ao de cima o  “azeite” em que foram fritos. Podem provocar azia se comidos em demasia.
Em Cascais, na perspectiva desta situação, o Partido Socialista candidatou um homem ligado à industria farmacêutica a pensar na necessidade de pastilhas Rennie.


Croquete
Em Cascais o mais conhecido membro deste signo é Nuno Piteira.
Desde o” extraordinário trabalho” que desenvolveu na Cruz Vermelha, passando pela ajuda que deu a tirar o tapete a Pedro Caldeira Santos e os passos que deu para lhe ocupar o lugar na Câmara de Cascais Nuno Piteira é agora também o Presidente da concelhia do PSD. Um “digno” sucessor de Carlos Carreiras…
O croquete adopta também a forma de supositório mas com os extremos mais arredondados. Carne moída e o que mais nos apetece lá meter embrulhados em pão ralado e claro, fritos em azeite ou óleo.
As pessoas do signo são completamente arredondadas ou seja não têm ponta por onde se lhes pegue. São autênticos parasitas, sem conteúdo, sem história e sem consequências. Para trabalhar não servem mas para a confusão são uns autênticos ases. São bons em truques de ilusionismo.




Pastel de Massa Tenra
Em Cascais o mais conhecido membro deste signo é Miguel Pinto Luz
Miguel Pinto Luz descobriu um dia que uma “pequena trafulhice” não seria importante para o seu currículo. Foi assim que conseguiu ser eleito Presidente da JSD de Cascais. Depois foi sempre a subir. Soube em cada momento em que poia colocava o pé conseguindo chegar a Presidente da Distrital de Lisboa do PSD. Por este andar não se admirem de o encontrar em altos voos, ou em voos assim assim…
Fina camada de Massa e lá dentro uma bola de recheio de carne picada. Entre as duas uma larga faixa de …ar! Deve ser frito.
Dizem os experientes que é preciso ter mão para a massa…
As pessoas do signo Pastel de Massa Tenra têm um “espirito inchado” mas quando pretendemos analisar melhor têm muito pouca sustentabilidade de “carne”. Estas pessoas dão-se um certo ar, mas depois de espremidas, o sumo é pouco…
São presunçosas, mas ao mesmo tempo de falinhas mansas.
Se um dia tiveres que escolher entre uma cobra e um pastel de massa tenra…Que a sorte te guie na escolha…



Rissol
Em Cascais um dos exemplos deste signo é João Salgado.
João Salgado passou pela política em Cascais como um foguete. De homem de confiança de Carlos Carreiras a colocado numa prateleira a tomar conta de cães e gatos abandonados foi menos de um fósforo!
Como não podia deixar de ser estamos perante um frito, podendo usar-se azeite ou óleo.
Rissóis, como os chapéus, há muitos.
Hoje em dia dispomos de uma variedade enorme de rissóis, sejam de carne ou peixe, de marisco ou simplesmente de soja o que quer dizer que só se vê por fora porque por dentro é uma surpresa…
As pessoas do signo Rissol são, à imagem do frito, grossas na capa e uma autêntica incógnita por dentro.
Inicialmente mais dados a marisco, foram enveredando por versões de peixe e mais tarde de carne. Os animais, no rissol, estão sempre presentes!
Têm uma história efémera. São “giros” enquanto os apreciamos nos pratos mas rapidamente podem provocar uma enorme desilusão depois da primeira “trinca”.


Peixinho da Horta
Em Cascais um dos exemplos deste signo é Fernando Marques.
Depois de ter dito de Carlos Carreiras o que Maomé teve vergonha de dizer do toucinho, mostrou-se que afinal era um fiel seguidor do autarca de Cascais desde que lhe fosse dado um lugar na estrutura. Se é esse o preço para estar calado, porque não?... Se assim pensou Carlos Carreiras melhor o fez…
Feijão verde embrulhado em ovo tem tudo a haver com peixinho…
As pessoas do signo peixinho da horta são falsas, dissimuladas, não hesitam em mentir sempre que isso lhes traga algum proveito.
São óptimos vendedores, mesmo que de banha da cobra, e desempenham com facilidade a missão de feirante. Por vezes podem ser confundidos com bons gestores de mercados municipais.
Em linguagem Bíblica pode dizer-se que “Não interessam nem ao menino Jesus!...”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.