A notoriedade, ou a ausência dela, tem destas coisas.
Quando menos queremos, estamos envolvidos numa qualquer polémica que nos consome as energias, nos obriga a dar explicações parvas, e a dizer que sim e o contrário.
Carreiras teve azar. Ele está preparado para responder da forma mais grotesca a qualquer crítica ou reparo que lhe façam. Nos jornais, em discursos ou no facebook, não se coíbe de largar a maior das atoardas, mesmo que isso seja aos olhos de todos, reacção exagerada.
Deu já muitos exemplos disso.
Mas no campo da Cultura, Carreiras tem evidentes dificuldades.
Hostiliza a sua Vereadora, hostiliza os meios intelectuais de Cascais, hostiliza, de forma ostensiva, a Fundação Paula Rego porque para Carreiras, cultura é espectáculos com grupos da moda, é espectáculos com artistas e grupos nacionais e estrangeiros, é espectáculos comprados a preços obscenos para sobrar boas vontades de algumas produtoras quando chegarem as eleições autárquicas!
Perante os ataques soezes que Carreiras foi desferindo aos representantes de Paula Rego na Fundação com o seu nome, Paula Rego manteve um ensurdecedor silêncio, deixando-o brincar à vontade com os seus amigos do governo acerca da classificação da Fundação.
Respondeu-lhe agora em Londres, na inauguração de uma exposição com trabalhos novos entre os quais um que chama a atenção pelo nome – Avareza – e pela figura que retrata – o nosso “amigo” Carreiras!
Bem pode colocar o quadro como identificação na página pessoal do Facebook ou mandar os seus lacaios Salgado e Pinto Luz alardear a “honra” que é ser perpetuado num quadro de Paula Rego ou ainda confirmar que é avarento a gerir os dinheiros públicos porque nada do que faça o retira do ridículo em que Paula Rego o colocou à força de umas boas pinceladas!
Abençoadas mãos que conseguem gritar assim!
Claro que a mensagem de Paula Rego está carregada de ironia que Carreiras não quer perceber!
Chegados aqui, é tempo de o Lixa nº 5 poder fazer também um bocadinho de serviço público neste tão mal amado blogue:
Significado de Avarento:
adj e s.m. Que ou aquele que alimenta a paixão ou o hábito de juntar dinheiro. Aquele que não é generoso ou caridoso.
Sinónimos de Avarento:
avaro, forreta, harpagão, mão-de-finado, mesquinho, sorrelfa, somítico, seguro, pão-duro, sovina, sórdido e tacanho.
Ora todos sabemos que Carreiras até poderá ser mão de vaca com o seu dinheiro mas, com o dos munícipes é um mãos largas que até arrepia. Já viram bem o buraco das contas de 2012 na Câmara de Cascais?
Mas esta história de usar a pintura para chatear Carlos Carreiras já tem um histórico de premonição.
Leonardo Da Vinci tinha já realizado várias pinturas inspiradas em Carlos Carreiras .
A Mona Lisa, a verdadeira mona lisa, é a de Carlos Carreiras .
Para disfarçar, Da Vinci acabou por representar um morena por sinal bem guedelhuda mas o modelo original era o nosso edil.

O Homem vitruviano era, nem mais nem menos, que a tentativa de transformar Carreiras num cânone das proporções. Da Vinci desistiu porque tornar Carreiras proporcional era impossível. Com Carreiras tem que ser tudo à grande e à francesa!...
Renoir teve a antevisão do sucesso que teriam os paquetes de luxo a largar passageiros em Cascais e representou o seu “Almoço Festa no Barco”, um “sucesso” que se veio a confirmar…
Só Salvador Dali, a pensar em
Lembra-se hoje, para se esquecer amanhã, e depois de amanhã lembrar-se exactamente do contrário com a mesma veemência de verdade absoluta.
Só que os outros pintores já morreram. Paula Rego está bem viva.
E sendo um símbolo vivo da cultura portuguesa, que em boa hora aceitou o desafio de Capucho para a Casa das Histórias, é pena que comece a ficar zangada com os sucessores de António Capucho.
É por demais evidente, que Carreiras tem um grave problema com Rego…