sábado, 12 de maio de 2012

As Sete Maravilhas da "Gestão" Municipal em Portugal

Depois de uns dias fora do Reino deparo-me com uma campanha aguerrida sobre mais umas sete maravilhas. Desta vez são as praias e o séquito de Carreiras está apostadíssimo em fazer ganhar a Praia do Guincho.
As redes sociais até fervem com tanto apelo de voto! (Será que lhes sobra tempo para trabalhar a sério ou isto é apenas o trabalho porque lhes pagam?...)
Porque gosto de colaborar com ideias novas, vou apresentar-vos um novo processo de eleição de maravilhas: As Sete Maravilhas da Gestão Autárquica em Cascais.
Quais são pois as maravilhas a concurso?
Deliciem-se e votem!...

1 - Como transformar uma Câmara financeiramente saudável numa Câmara falida.
Carlos Carreiras e a sua equipa está a fazer um trabalho “notável” para garantir o maior sucesso a este projecto em Cascais.
Esbanja-se dinheiro em fantochada, obras nem vê-las, mas tudo com muito marketing para todos termos a certeza que Carlos Carreiras é o mago da política do século XXI.
É constrangedor ver uma Câmara como a de Cascais a coleccionar dívidas, a não pagar aos seus credores, a não cumprir os seus compromissos com os fornecedores, os seus funcionários e a sociedade civil.
2 – Uma Câmara a Comprar sem dinheiro para pagar
Este projecto é também da autoria de Carlos Carreiras que nos recorda a velha máxima de …não pagamos, não ficamos a dever e não temos medo de ninguém…
Sem dinheiro nem para mandar cantar um cego, o presidente da Câmara de Cascais ameaça que compra tudo o que “mexa”…
O Hospital António José de Almeida, a Bateria da Parede, o antigo Hospital de Cascais, a Residencial Parsi, os terrenos envolventes do aeródromo, os terrenos envolventes do autódromo, o terreno em frente ao forte de S. Julião, uma euforia completa.
Carreiras compra tudo, não lhe perguntem é com que dinheiro porque ele também não sabe.
A Escola Sócrates no seu melhor!...
O mais engraçado disto tudo é que os partidos da oposição (se bem que todos a participar na gestão com pelouros…) estão tão caladinhos e aprovam estes desmandos.
Será que quando o buraco ficar à vista vêm acusar Carreiras de ser culpado sozinho deste desvario?
3 – Orçamento Participativo ou brincar à democracia participativa
Este tem sido o emblema, também de Carreiras, cosido na lapela de todos os lacaios do guru de Cascais.
É também o maior embuste da história da democracia. O jardinzinho, o atelier para cães estrangeiros, o parque de treino de caracóis sem cornos, tudo é elegível para gastar uns cobres do dinheirinho dos nossos impostos!
Na sessão realizada no passado sábado na Amoreira das 40 pessoas presentes mais de metade eram assalariados da Câmara!
E que projectos!  Gastar o nosso dinheiro assim é crime! Pelo menos moral!...
4 – A Câmara que financia iniciativas que se realizam nos outros municípios
Mete televisão?
A Câmara apoia de forma opulenta para garantir destaque ao edil Carreiras.
Festivais de Cinema em Lisboa, Torneios de Ténis em Oeiras, (só nestes dois exemplos estão mais de meio milhão de euros!!!!), tudo pode acontecer.
Pode o caro leitor ficar descansado que pelo menos a Festa de Barrancos não deverá ser apoiada por Cascais porque Carlos Carreiras já fez saber que não se dá bem a lidar com toiros…
5 – Circo para os tolos
O dinheiro gasto em Festas continua a ser pornográfico!
Com tanto favor ao meio artístico, aos empresários Luís Montez e Álvaro Covões, sucedem-se os espectáculos com entradas gratuitas. Centenas de milhar de euros do erário público desbaratados sem nexo ou explicação racional neste momento de vacas magras (A Amy Winehouse não vem este ano porque já morreu, senão era certinho…)
6 – Uma câmara em upgrade – CMC assume competências do Governo
Esta é uma lição de “boa e agressiva” gestão que Carreiras tem para dar aos seus colegas Presidentes de Câmara.
Não tem dinheiro para cumprir os seus compromissos e fazer o mais célere possível aquilo que são as suas competências mas decidiu ultrapassar o governo pela esquerda (ou foi de marcha atrás?) e vai de retirar competências ao governo. Carreiras compra carros para a PSP, computadores para a PSP, esquadras para a PSP, tudo somando mais de um milhão de euros.
7 –Planeamento em Nuvem (Cloud Planning)
É a escola de planeamento e ordenamento do território criada por Carlos Carreiras.
É tudo fumo e nuvens.
Lembram-se quando António Capucho foi eleito e as promessas de revisão do PDM?
Quando Carlos Carreiras integrou o executivo nas eleições seguintes (2006) ficou com esta pasta, com a promessa que com ele Cascais iria finalmente ter a tão reclamada revisão.
2012 – 2006 = 6
Volvidos SEIS anos o que temos? ZERO caro leitor. Zero vírgula zero. Nada.
Mantenhamo-nos nas nuvens…

8 – Gestão sem obras
E as obras pá?
Podia ser o título de uma canção dos Homens da Luta mas é apenas a pergunta que os mais atentos em Cascais fazem e para a qual não têm qualquer resposta.
Onde é que param as obras? Tirando Escolas, ainda há pouco tempo foi inaugurada uma, o resto é o deserto.
Rede viária zero. Instalações desportivas zero. Instalações sociais zero.Tudo a zeros!

9 – Gestão de Recursos Humanos Up and Down
A gestão de recursos humanos em Cascais é um regabofe fenomenal. Primeiro foi a diarreia de empresas, de agências, de associações com avalanches de militantes do PSD dos quatro cantos do Distrito de Lisboa a ocupar os lugares criados num processo de recrutamento super colorido.
Depois o ataque aos lugares de chefia da própria Câmara.
Agora com a necessidade de diminuição de lugares de chefia imagine-se quem serão os dispensados: as chefias de carreira na CMC.
Os outros, os arrivistas, vão ficar de pedra e cal!...

10 – Gestão Big Bang ou o dia zero da criação
Este é o exemplo mais marcante do “estilo de gestão” de Carreiras.
Depois de o Papa Gregório XIII ter dado significado à sigla AC e DC eis que Carreiras quer dar um novo significado que, em relação ao universo de empresas e agências municipais em Cascais passarão a ser classificadas em duas eras: AC – Antes de Carreiras e DC – Depois de Carreiras.
Claro que este baralhar e criar de novo vai custar ao erário público mais de um milhão de euros mas isso, para Carreiras, pouco interessará.
O que importa verdadeiramente é que depois de Carreiras (DC) nada será como dantes. É como se com o dia de chegada de Carlos Carreiras ao poder absoluto em Cascais representasse a data do big bang, ou a criação deste novo Universo com génese em Cascais…

São dez propostas para escolher as melhores sete.
VOTEM agora.
É preferível do que votar nele nas próximas eleições autárquicas!...