domingo, 15 de abril de 2012

VOCAÇÕES

Passada a época de Páscoa, onde recordámos o sacrifício, abordemos agora a temática das vocações.
Há quem descubra para o que efectivamente tem jeito para fazer e há também quem gaste uma vida inteira sem perceber qual seria o melhor papel que poderia desempenhar.
E há claramente vocações trocadas.
Há quem tenha jeito evidente para domador de circo e acaba a achar-se com queda para politico e autarca, há quem seja especialista em prestidigitação mas acabe por fazer uma perninha como vereador do pelouro financeiro e há quem tenha jeito para a intriga e acabe como adjunto de Presidente de Câmara.
Mas há vocações tardias que se revelam em momentos cruciais.
Tivemos a oportunidade de há uns tempos fazer aqui referência a uma lista de empreiteiros que estava na posse de João Salgado, que se encarregava de “gerir” quem é que fazia que obras, fosse para a CMC fosse para as Empresas Municipais.
Este facto ter sido tornado público fez nascer em João Salgado a ideia de uma eventual vocação para uma carreira de jornalista.
Ele já tinha ficado aborrecido pelo facto de não ter sido ele o escolhido para escrever os artigos do Jornal i que semanalmente são assinados por Carlos Carreiras. Esta “honra” coube a outro escriba, por sinal dizem que um ex jornalista desse mesmo jornal. Ele não se importa de escrever com nome de outro, o outro não se importa de assinar o que não foi escrito por ele, ficam os dois felizes!...
Para mostrar que o espectro de profissões possíveis para um homem com tantas qualidades e com tanto peso na sociedade cascalense é grande, deitou mãos à obra e começaram  as experiências.
Primeiro no Facebook, onde cada momento de Carlos Carreiras, cada espirro ou cada traque passaram a ser relatados com uma veemência de meter respeito.
Mas o Facebook sabia a pouco e não tinha cheiro pelo que João Salgado decidiu dar um passo mais arrojado e colocou uma notícia na revista Sábado de 29 de Março, onde pretendia fazer mais um favor ao chefe.
A notícia fazia referência a um aludido favor de Rui Libório a uma empresa onde parece ter trabalhado (ou ainda trabalha) um seu irmão, com duas adjudicações por ajuste directo.  Depois evoluía para adjudicações a essa empresa feitas pela Câmara e por empresas municipais no valor de alguns milhões de euros.
Ficava assim provado, pretendeu João Salgado, que afinal quem manda nas adjudicações em Cascais é a família Libório!
Esta “esperteza jornalística”, pretendia lavar a cara e “entalar” um proto candidato…
Coisa chocha que, diz quem assistiu ao último Plenário do PSD num hotel de luxo de Cascais, levou Carlos Carreiras a vir a terreno “defender” Rui Libório das acusações torpes e avisá-lo que candidato em Cascais é ele, Carreiras, e mais ninguém!”
Claro que Libório já comentou com algumas pessoas que para ele Salgado passa a ser sinónimo de líquen, a simbiose de dois seres vivos em que um deles é claramente oportunista e vive à custa e é suportado pelo hospedeiro…
Como é apanágio de Carlos Carreiras, a acção de combate não começa quando se identifica um adversário (ou para usar a linguagem do “grupo” o inimigo) mas deve-se cortar o mal pela raiz, pelo que a acção tem início logo com o proto adversário identificado.
Qualquer pessoa que apresente sinais de poder vir a ser um perigo para o poder de Carlos Carreiras,  deve ser aniquilado, banido, erradicado, neutralizado.
Não sendo uma questão com uma visibilidade pública por aí além, nos meios Social Democratas mais ligados ao poder em Cascais, desde há uns tempos a esta parte que Rui Libório tem vindo a ser sinalizado como uma alternativa interessante a Carlos Carreiras, caso alguma coisa falhe até 2013. Logo, é um alvo a abater!
A EMAC, ou agora Empresa Municipal Ambiente de Cascais (o que vai dar de comer a umas empresas de publicidade mais uma nota preta para mudar toda a imagem da empresa com a nova denominação…) tem parido alguns proto adversários de Carlos Carreiras.
 Convém não esquecer que o homem que se apresentou a eleições no PSD em Cascais na lista adversária a Carreiras é, nem mais nem menos, que o antecessor de Rui Libório na EMAC...
 Será que quem lida com o lixo acaba adversário de Carreiras?...