segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Depois de fazer desaparecer Capucho, Carreiras prepara-se para tomar o lugar do Luis de Matos?


Carlos Carreiras apanhou-lhe o jeito e definitivamente percebeu que o seu futuro passa pela magia.
Depois de ter conseguido fazer desaparecer António Capucho como que com um passe de mágica (cada vez correm mais rumores em Cascais sobre as razões mágicas da suspensão do seu mandato…) as atenções agora estão focadas em Luis de Matos.
Para muitos o mais prestigiado Mágico Português, contando até com alguma boa reputação a nível internacional (pelo menos nos meios da Magia…), Carlos Carreiras  não faz por menos: o próximo a desaparecer será Luis de Matos e no seu lugar aparecerá Carlos Carreiras o Rei da Magia de Cascais e de Lisboa!
Os sinais deste fascínio pela Magia, por fazer parecer o que não é, pela ilusão, já há muito tempo lhe eram reconhecidos.
Os primeiros truques correram bem e eis que agora o homem se prepara para o grande número da sua vida – ocupar o lugar de Luis de Matos, recolher sobre si o reconhecimento como o maior mágico nacional, e fazer-se eleger como próximo Presidente de Câmara de Cascais, fazendo acreditar os Cascalenses que é possível transformar a vida autárquica num enorme truque de ilusão!
Vejam só o que aconteceu ao ex vereador do PS Alexandre Faria que, com os olhos trocados pelas habilidades de mãos de Carlos Carreiras, lá aceitou uns Pelouros e um meio tempo de Vereador!...
É tão fácil… e, pelos vistos, caem todos… ou quase todos!...
Os sinais do processo de aprendizagem de Carlos Carreiras no “metier da ilusão” já vêm de longe.
Primeiro foi a multiplicação dos votos. Depois de um sem número de tentativas falhadas de assalto à Distrital do PSD lá conseguiu o truque da multiplicação dos votos e pás! Eleito Presidente da Distrital!
Depois foi a grande cavalgada do poder em Cascais. Paulatinamente lá foi colocando uma quantidade assustadora de “ajudantes de palco”, estabelecendo-se uma clara confusão entre quem é público e quem é “assistente de mágico”…
No entanto, e ao contrário de Luis de Matos, Carreiras não tem tanta apetência por assistentes femininas, daquelas de fazer parar o trânsito. Prefere claramente assistentes machos, talvez com a hipótese de poder explorar no futuro o “transformismo”.
Sim, o transformismo pode ser considerado uma forma de magia, pensamos que é uma coisa e depois transforma-se noutra…
Os exemplos são, infelizmente, mais que muitos!
Passemos em revista alguns números de magia postos em prática nos últimos tempos e que corroboram esta tese.
Criar Agências que ninguém percebe para que servem e qual a utilidade pública, dotá-las com uma carrada de colaboradores vindos das várias secções do PSD do Distrito de Lisboa, depois anunciar a fusão de várias destas agências com outras tantas empresas municipais invocando uma poupança para o munícipio e garantindo ao mesmo tempo que não haverá despedimentos… MAGIA!!!!
Uma das Agencias, a DNA Cascais, tem sido potencializada até ao infinito em  marketing e comunicação. É um sucesso, vendido como tal. Fala-se sempre do número de empresas apoiadas. Nem uma palavra de qual o emprego que gerou e mantém, o volume de negócios e, muito importante quanto é que isso custou aos cofres da Câmara! Dizem as más línguas que feitas bem as contas ao número de empregos criados pelo DNA Cascais, saía mais barato que a Câmara se responsabilizasse pelo pagamento de um subsídio de desemprego a esses “DNA empregados”… Isto é MAGIA!!!!
Já alguém fez contas a quanto custou a Geração C e quais os resultados obtidos com estes programas? MAGIA!!!!
A forma como estão a ser geridos os espaços verdes em Cascais, a manutenção de serviços municipais a par de outsorcings de milhares de euros, já alguém fez bem as contas? MAGIA!!!
Ao insistir para fazerem as contas percebam que não é um problema de matemática, mas sim de gestão!
E neste caso de uma profunda falta de jeito para administrar finanças públicas!
Carlos Carreiras é muito bom a montar máquinas de promoção, máquinas de vender ilusões.
O problema é que decidiu montá-la usando o dinheiro dos contribuintes. Para descrever isto só encontro uma palavra: MAGIA!!!
O problema maior está para vir.
Sabendo-se que um dos fetiches dos mágicos é tirar coelhos da cartola, vamos ver se Carreiras resistirá à tentação de dar alguns “Passos” para desenvolver um novo truque  de tirar o “Coelho” do cadeirão!...
A ambição deste Carlos Carreiras é uma coisa… sei lá… mágica?!...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ESCONDIDOS ATRÁS DA MOITA?...


Esta  notícia de Novembro do Jornal i deixou-me a matutar no assunto Cascais.
Estive muito bem (modéstia à parte…) de não me ter apressado a glosar este tema e esperar por mais desenvolvimentos.
A bronca aconteceu na semana passada.
Para muitos era o desfecho esperado se bem que a todos parece uma novela de que não conhecemos todos os episódios.
Estou obviamente a referir-me à suspensão de mandato de António Capucho da presidência da Câmara Municipal de Cascais e a “promoção” de Carlos Carreiras a Presidente da CMC com a consequente subida a Vereador do prestidigitador de números e cartões de militantes da JSD, Nuno Piteira, a Vereador com o Pelouro Financeiro.
O raciocínio mais imediato é que afinal Capucho sempre fez o frete de dar o palco a Carreiras para ver se em 3 anos o homem consegue afirmar-se com notoriedade suficiente para tentar ganhar as próximas eleições autárquicas em Cascais.
Esta tese, que o comum dos mortais em Cascais parece comprar, não cola muito bem na realidade.
Alguém acredita que Capucho, por todos reconhecido como um experiente político, que com orgulho exibe um elevado prestígio dentro e fora do PSD, se prestasse a com este frete a manchar a incólume carreira política que fez até aqui?
Quase ser obrigado a sair pela porta pequena para ser substituido por um “encantador de serpentes” rodeado por outros tantos artistas de circo?
Ou, por outro lado, estará Capucho refém de uma qualquer chantagem exercida sobre si por Carreiras?
Eu não acredito! E quanto mais penso neste assunto mais me recordo do que se passou nos anos noventa, no final do mandato de Georges Dargent em que todos assistimos não ao coito mas ao “mandatus interruptus” do então promissor e jovem autarca Rui Ribeiro que, tendo assumido a Presidência da Câmara após a demissão de Georges Dargent por motivos de doença, e depois de lhe ter sido garantido que Manuel Ceia, então com mandato suspenso, não pretendia regressar à Câmara, eis que ao fim de três semanas Manuel Ceia dá o dito por não dito e resolve apresentar-se em Cascais para assumir a presidência!
Estará Capucho a estender a passadeira vermelha  para que Carreiras faça o seu percurso triunfal até que daqui a uns meses invoque que a quantidade de asneiras promovidas por Carreiras  o obrigam a, mesmo com risco de saúde, voltar a assumir a Presidência da Câmara a bem de Cascais?
Este cenário é possível mas só tem validade de um ano.
Mas outros cenários se ageitam nos meios cascalenses.
O primeiro prende-se com a recente euforia com as candidaturas independentes.
Ao que parece Fernando Nobre estaria disponível para uma candidatura a Cascais. Homem com prestígio, poderia reunir muitas simpatias nas franjas do eleitorado de centro direita que não se revê na agressividade e na boçalidade do estilo Carreiras.
Ninguém troca um gentleman  por um pseudo estivador…
Também Isabel Magalhães alimenta o desejo de voltar à autarquia e para isso pode vir a promover uma candidatura independente.
Começa também a ser muito falada a vontade de um dos Presidentes de Junta no concelho, percebendo que não terá grande sorte para entrar na próxima lista de vereação e, não podendo recandidatar-se, começou já num círculo restrito a contar espingardas para uma futura aventura, perdão, candidatura independente à Câmara.
Mas dentro do PSD há quem defenda que, por amor a Cascais, é preferível patrocinar uma ou várias candidaturas independentes à Câmara que impeçam uma lista encabeçada por Carreiras de ganhar a hipótese de 4 anos de desvario na Câmara!
Há também alguns sectores que se entretêm em reuniões secretas para tentar inventar alternativas credíveis que tornem possível fazer continuar o PSD à frente dos destinos da CMC contrariando a idiotice Carreiras a Presidente. Para estes tenho uma péssima notícia: se o homem montou o “império do mal” para controlar as eleições na Distrital, como é que acham que conseguem fazer passar nomes alternativos e credíveis como candidatos à CMC? Com algum passe de mágica? Mas ainda não repararam que o Carlos Carreiras é que é o patrão dos artistas do circo
Estamos a 3 anos das eleições autárquicas. Para uns falta muito tempo, para outros falta muito pouco.
Escondidos atrás do Moita”, estarão concerteza outros tantos nomes com boas hipóteses de darem candidatos credíveis a Cascais.
Gente capaz, gente séria, gente dialogante e democrática, gente que seja capaz de vender sonhos mas que seja capaz de concretizá-los!
Carlos Carreiras não sabe falar espanhol. Se soubesse, ainda desconfiaria se não teria um meio irmão lá para os lados da Presidência da Venezuela…